sábado, 25 de outubro de 2008

Quem é João Baptista???


O desafio que eu e a Marília lançamos aos nossos meninos esta semana foi o seguinte:

- Pesquisar, perguntar sobre quem é João Baptista...

O que conseguirem descobrir, já sabem, coloquem aqui no nosso blog (nos comentários).

Para aqueles que não têm internet, não há problema...levam o que descobriram numa folha, que depois nós colocamos aqui...

João Baptista...Quem será???

Temos de descobrir...Vamos falar muito dele nas próximas semanas!!

8 comentários:

  1. Parabéns e obrigado.
    Deixo um filme sobre S. João
    http://br.youtube.com/watch?v=qHkUKrMKTNA&feature=related

    ResponderEliminar
  2. João Baptist também chamado de João, o Baptizador (Judeia, 2 a.C. - 30 d.C.) foi um pregador judeu, do início do século I.

    Segundo a narração do Evangelho de São Lucas, João Baptista era filho do sacerdote Zacarias e Isabel (ou Elizabete), prima de Maria, mãe de Jesus. Foi profeta e considerado pelos cristãos como o precursor do prometido Messias, Jesus Cristo. Baptizou muitos judeus, incluindo Jesus, no rio Jordão, e introduziu o baptismo de gentios nos rituais de conversão judaicos, que mais tarde foram adoptados pelo cristianismo.

    ResponderEliminar
  3. Aqui fica mais um video, feito à pressa.
    http://www.4shared.com/file/68540002/ef3993ca/joao.html

    ResponderEliminar
  4. Segundo o Evangelho de São Lucas, era filho de Zacarias e Isabel, prima de Maria, mãe de Jesus.
    João nasceu numa pequena aldeia chamada Aim Karim e era nazireu de nascimento.
    Seu pai Zacarias, procedeu, tal como era ritual entre os judeus, à circuncisão ao oitavo dia de vida do menino.
    Foi ele que baptizou Jesus, no Rio Jordão. Era um pregador judeu do século I e considerado um percursor do prometido Messias, Jesus Cristo.
    No seu local escolhido, o Vau de Betânia, pregava, que o "Reino de Deus" estava ao "alcance das mãos".
    João tinha discípulos aos quais ensinava a sua filosofia, introduzindo o baptismo de gentias nos rituais de conversão judaicos, que mais tarde foram adoptados pelo cristianismo.
    Ele esteve preso na Pereia por dez meses até ao dia da sua morte. O motivo do seu aprisionamento apontava para a liderança de uma revolução.
    Sua cabeça foi entregue a Herodias numa bandeja de prata e foi queimada em uma fogueira numa das festas palestianas de Herodes.
    Seus discípulos trataram do sepultamento de seu corpo e anunciaram sua morte a seu primo Jesus.

    ResponderEliminar
  5. Muito bem....bom trabalho...

    ResponderEliminar
  6. João, o Baptizador.
    Pregador Judeu, do início do séc. I. Filho de Zacarias e Isabel, prima de Maria (Mãe de Jesus).
    Baptizou muitos Judeus, incluindo Jesus no Rio Jordão, e introduziu o Baptismo dos gentios nos rituais de conversão Judaicos, que mais tarde foram adoptados pelo Cristianismo. Nasceu numa aldeia chamada Aim Karim.

    ResponderEliminar
  7. S. João Batista, nasceu numa pequena aldeia chamada Aim Karim, perto de Jerusalém, era filho de Zacarias e de Isabel e era primo de Jesus Cristo.
    O pai de S. João Batista, Zacarias, morreu quando ele tinha 18 anos de idade, e tornou-se pastor para sustentar a sua mãe. Quando sua mãe morreu S. João Batista ofereceu todos os bens de família à irmandade nazarita e aliviou-se de todas as responsabilidades sociais, iniciando a sua preparação para aquele que se tornou um “objectivo de vida” - pregar aos gentios, anunciando a proximidade de um “Messias” que estabeleceria o “Reino do Céu”.
    Então, S. João Batista começou a pregar a chegada do Messias, vestia-se com peles de animais, foi muitas vezes chamado de “encarnação do profeta Elias”. O baptismo já era uma cerimónia praticada mas S. João Batista abriu a cerimónia à conversão de todos os gentios.
    Foi S. João Batista que baptizou Jesus Cristo em Pela, quando Jesus se aproximou, na margem do rio Jordão e terá ficado admirado por Ele se ter proposto para o baptismo. Esta experiência motivou a sua fé pois ouviu uma voz que disse “este é o Meu filho amado com o qual Me alegro” e uma pomba esvoaçou sobre Eles dentro do rio.
    S. João Batista foi preso em Pereia, a mando do Rei Herodes. Ele foi levado para a fortaleza de Macaeros, onde foi mantido por dez meses até ao dia de sua morte. O motivo desse aprisionamento apontava para a liderança de uma revolução. Herodias, por intermédio de sua filha, conseguiu coagir o Rei na morte de S. João Batista, e a sua cabeça foi-lhe entregue numa bandeja de prata e depois foi queimado em uma fogueira numa das festas palacianas de Herodes.

    ResponderEliminar
  8. Ora João, que estava no cárcere, tendo ouvido falar das obras de Cristo, enviou-lhe os seus discípulos com esta pergunta: "És tu aquele que há-de vir, ou devemos esperar outro?".
    Jesus respondeu-lhes: "Ide contar a João o que vêdes e ouvis: Os cegos vêem e os coxos andam, os leprosos ficam limpos e os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e a Boa-Nova é anunciada aos pobres. E bem-aventurado aquele que não encontra em mim ocasião de escândalo."

    ResponderEliminar